EQUIPA

líder de consórcio

A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição de criação, análise crítica, transmissão e difusão de cultura, de ciência e de tecnologia que, através da investigação, do ensino e da prestação de serviços à comunidade, contribui para o desenvolvimento económico e social, para a defesa do ambiente, para a promoção da justiça social e da cidadania esclarecida e responsável e para a consolidação da soberania assente no conhecimento.

A Universidade tem como missão contribuir para: a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, disponibilizando os recursos necessários a esses fins; o desenvolvimento de atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico e a mobilidade efetiva de docentes e investigadores, estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

coordenação

O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios. Com polos na Universidade de Coimbra (MARE-UC e MAREFOZ), Universidade de Lisboa, Universidade dos Açores, ISPA – Instituto Universitário, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria e Estação de Biologia Marinha do Funchal – o MARE desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais. O objetivo do MARE é procurar a excelência no estudo dos ecossistemas aquáticos e disseminar este conhecimento para suporte das políticas de desenvolvimento sustentável. Esta missão é alcançada através de investigação científica, educação, transferência de conhecimento e de tecnologia e divulgação de Ciência, desenvolvidas em redes de colaboração estabelecidas ao nível regional, nacional e internacional. O MARE foi classificado Instituição de I&D Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

parceiros

O Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE) é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística. Este centro foi formado em 2007 envolvendo os grupos de Engenharia Estrutural da Universidade de Coimbra e do Minho. A visão do ISISE é a de melhorar o desempenho estrutural dos Trabalhos de Engenharia Civil, numa perspetiva tecnológica avançada, inovadora e com uma visão económica e que se estende desde o material até ao sistema integrado, tendo em conta uma abordagem de ciclo de vida. Embora o foco do ISISE seja em engenharia estrutural, o progresso na área de Engenharia Civil passa necessariamente por uma visão holística em que o desempenho estrutural não pode ser separado do desempenho funcional, bem como de outros aspetos sociais, ambientais e económicos. Assim, no ISISE pretende-se abordar os atuais problemas sociais e providenciar soluções para os mesmos. São identificadas e propostas duas linhas temáticas, ambas adotando uma abordagem que passa pelo material até ao sistema estrutural:
1. Reabilitando o ambiente. Nesta linha temática dá-se foco à reabilitação, manutenção e gestão do ambiente já construído;
2. Construção como um processo industrial. Nesta linha temática dá-se foco à inovação e industrialização como meio de melhorar o desempenho ambiental bem como a qualidade e economia dos produtos de construção.

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada no seio do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que promove atividades de investigação, desenvolvimento, formação e prestação de serviços. A ADAI dedica-se especialmente às áreas de Engenharia Térmica focando-se na resolução dos múltiplos problemas e no desenvolvimento e utilização das mais variadas ferramentas e formas de abordagem que se podem considerar nesta área temática. De forma não exaustiva podem referir-se como sub-áreas de atuação a Aerodinâmica Industrial, a Climatização e Refrigeração, a Combustão, a Ecologia Industrial, a Engenharia do Vento, os Incêndio Florestais, a Mecânica dos Fluidos Computacional, a Instrumentação, a Transmissão de Calor, a Eficiência Energética, a Mobilidade Sustentável e a Qualidade Ambiental Interior.
A ADAI tem como objetivos: o desenvolvimento de projetos científicos e pedagógicos de excelência, que possam aportar contribuições relevantes para a formação de conhecimento, a promoção e a disseminação desse mesmo conhecimento e a sua incorporação em soluções tecnológicas inovadoras e com potencial de exploração comercial; o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais, quer com entidades do sistema científico e tecnológico, quer com empresas e instituições colocadas em diferentes posições das cadeias de valor.

O Centro de Informática e Sistemas (CISUC) é um centro de investigação científica do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra vocacionado para a consolidação do know-how em áreas fundamentais da Engenharia Informática. O Centro pretende desenvolver I&D ao nível pré-competitivo, treinar jovens investigadores altamente qualificados, cooperar em projectos nacionais e internacionais e promover a disseminação dos resultados através de contratos com diversas empresas. Nos últimos anos uma equipa jovem, dinâmica e altamente qualificada assegurou a investigação em áreas emergentes e multidisciplinares. O CISUC reúne competências no processamento de informação multimodal para sistemas adaptativos; Técnicas de inteligência computacional; Sistemas médicos / clínicos, processos industriais e internet distribuída aprendizagem; A concepção e desenvolvimento de modelos e ferramentas; Qualidade de serviço, mobilidade, multicast, segurança e gestão de rede; Sistemas adaptativos complexos; computação evolutiva; Sistema imunológico artificial; Arquitetura corporativa, design de sistemas e governação; Estratégias de pesquisa de pesquisa de design e de usuário.

entidades financiadoras

O projeto CentroAdapt (CENTRO-01-0246-FEDER-0000014) é financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) para o período 2014-2020 no âmbito do Eixo de intervenção 1: “Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDEIAS)”, que tem como principal objetivo reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, e através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).

Custo total elegível | 519.108,23 EUR

Apoio Financeiro da União Europeia | FEDER – 441.242,00 EUR, com uma taxa de comparticipação de 85%

Data de início | 01-07-2017

Data de conclusão | 30-06-2019